domingo, 24 de fevereiro de 2008

Tava pensando na vida...



Enquanto você fica aí pensando na vida, esperando a banda passar, as coisas continuam a acontecer no mundo, algumas oportunidades estão surgindo, outras estão desaparecendo, pessoas estão se conhecendo e outras estão sendo deixadas de lado, casamentos e divórcios, a paixão do poeta que renova todas as coisas e a lágrima do palhaço que continuam a lavar a medalha do vencedor, o suor continua a ser a essência do honesto, a bic o instrumento do sonhador e a caneta de ouro o bisturi do corrupto, que abre feridas no peito do trabalhador que perde sua dignidade e ganha o desespero como salário, ao ver seu pagamento ser desviado para contas fantasmas em paraísos fiscais.
Enquanto você fica imaginando um mundo mais justo, pessoas morrem de fome, crianças são assassinadas, famílias são humilhadas, feitores recebem farda, velhos são obrigados a trabalhar para não morrerem de fome, aposentados são chamados de vagabundos, o direito a ter direito é omitido, a educação está cada vez mais distante do ideal, pessoas aprendem a ler e a escrever, mas não aprendem a interpretar, não são estimuladas a pensar, pelo contrário, são induzidas a pensar da forma “certa”, da forma conveniente, as pessoas não pensam, elas simplesmente vivem “achando isso ou aquilo das coisas.”
Enquanto você pensa na vida, o gosto pela leitura desaparece cada vez mais, a televisão mostra tudo, basta assistir ao jornal pra ver como aquele fato aconteceu realmente, a verdade é colorida e tem tamanho, pode ser de 14, 20 ou 29 polegadas. Enquanto voce dorme livros continuam a ser queimados em praça pública, pensadores continuam a alimentar as chamas da inquisição da mídia, historiadores continuam a ser desmentidos pelo sensacionalismo das noticias criadas pra maquiar o rosto da verdade.
Enquanto voce dorme e sonha com um futuro melhor, este fica cada vez mais difícil e distante. O profeta tinha razão quando disse: “...e o futuro não é mais como era antigamente...” o futuro é cada vez mais incerto, faz tempo que o sol não nasce pra todos, e o fato de sermos livres começa a ser questionado, livre pra quê? pra continuarmos a dormir e a teorizar revoluções?
Enquanto voce pensa na vida e espera a banda passar, não percebe que o universo continua sua expansão, que as calotas polares continuam a derreter, que o capitalismo está com os seus dias contados, que a camada de ozônio já era, que os X-mens estão chegando, que Mefistófeles venceu e não adianta ao senhor Fausto se arrepender, sua alma não é mais sua, ela é do capital mefistofélico.
Voce por mais que renegue é um ser capital, vive do capital e para o capital, seus sonhos mais secretos dependem do capital para se realizarem, o romance ideal depende do capital, a felicidade depende daquilo que vivemos a negar, mas que não compramos sem o fruto da nossa negação, dependemos do antagonismo, nossa essência é socialista, mas a realidade é capitalista. E voce tem medo de abrir os olhos e fazer a revolução, por que sem o capital como você vai viver e pagar suas contas, e ter suporte pra idealizar revoluções, e criar discursos pra movimentar as massas de mendigos, os soldados que um dia instalarão a tão sonhada “Ditadura Proletariado”?
É, enquanto voce pensa, estrelas continuam a nascer e a morrer, buracos negros continuam a absorver toda a luz do universo e o capital dentro em breve vai destruir o mundo em que vivemos, os capitalistas são os lobos do mundo, será que a voz de um anjo sussurrou isso em seu ouvido enquanto voce pensava, vamos apelar a hierofania, será que Ele salva? será que Ele quer salvar? será que não tem nada melhor a fazer? Será? Será? Será? O sofrimento do mundo, será realmente uma vontade Dele, um teste de sobrevivência para a eternidade?...ou será essa mais uma ideologia criada e usando seu nome em vão? Será?
Enquanto você pensa, a vida não pára, novas bocas nascem, a cidadania continua ignorada pela maioria que vive batendo no peito dizendo ser cidadão sem entender o que fala, sem saber o que é ser cidadão, sem saber o que é ter direito, a cidadania é mais uma letra morta. Enquanto voce pensa na vida, novas guerras surgem a todo instante, guerra pela paz, pelo petróleo, pela vida, guerra pela guerra, guerra, guerra e mais... guerra! Bummmmmm!!!
Enquanto voce pensa na vida, eu continuo a procurar pelas mudanças que li na camiseta de uma sonhadora, lá estava escrito quer “a única coisa constante no mundo em que vivemos é a mudança”, o engraçado é que quando perguntei a ela como ia a vida, como ela estava... ela foi categórica em sua resposta “é que está tudo na mesma, nada de novo”, discurso (in)condizente com a prática.
A única certeza é a de que a terra continua a girar, as estrelas ainda brilham, não sei se já morreram ou se ainda vivem, nem tão pouco por quanto tempo vão continuar com esse brilho, outra coisa certa é que o universo continua em movimento e que voce continua só, vivendo com suas contradições e teorias de conspiração dentro do seu mundo paradoxo, só com suas certezas, com sua filosofia que um dia irá mudar o mundo, só com sua postura de achar que um dia tudo vai mudar a partir do acaso sem luta, ignorando o que o mesmo Che que ostentas na camiseta vermelha ou como amuletos presos ao pescoço disse: “não se faz revolução apenas com sorrisos, é necessário sangue, suor, solidão e renuncias”... (a cor de uma camisa não indica sua postura) as coisas não serão melhores...não haverá mudanças.
Será que quem espera sempre alcança? Quem dorme tem algum outro direito além de sonhar? Será que não é hora de parar de pensar, e agir? (ao invés de esperar a banda passar, será que a banda já não passou?) Faça sua banda e crie seus hinos... “escreva sua historia com as suas próprias mãos” pois a banda já passou faz tempo, e não pensa em voltar, ela é como um raio...


Xico Fredson!

Nenhum comentário: